quinta-feira, 31 de março de 2011

Etiqueta em velório - algumas observações e recomendações.

Querido, amado e digníssimo leitor,
Como é de conhecimento nacional, o ex-vice-presidente (nossa, qto hífen!) fez a passagem dele depois de tanto sofrimento. O velório desta personalidade e outros que já freqüentei me fizeram observar algumas coisas e me indignar com outras, a ponto de merecer um texto nesse blog.
Como sempre digo, a educação faz parte da beleza e a classe independe da posição social (penso eu).
Assim, algumas poucas recomendações para os leitores que se interessarem... além disso, no meu velório, por favor, sigam a etiqueta:
São elas:
- queridos, uso de câmeras fotográficas e celulares por alguém que não é da imprensa, simplesmente beira o ridículo, evite;
- políticos e partidos políticos: velório não é BBB, não deve ter PPV, ok? Ficar informando pelo twitter onde está o corpo, posição do caixão, quantas coroas de flores foram enviadas, quem foi e quem deixou de ir ... pelo amor de Deus... para a morte não há retorno (pelo menos por hora)...usem suas arrobinhas para realmente informar coisas úteis e relevantes;
- vc vai a um velório? Está levando seu celular? Por favor, se vc não tem respeito pelo falecido, tenha pelo menos pelos ouvidos da família...ringtone com funk da MC Kátia ou do Levanóiz, merece até boletim de ocorrência de perturbação de sossego! Vibracall é uma opção de todos os aparelhos.
- Se vc está em um velório e concomitantemente outros velórios ocorrem no mesmo recinto, por favor...velório não é “feira de ciências” de escola em que vc tem que visitar todas as salas para prestigiar um a um e muito menos, levantar o véu para ver melhor a “cara” o falecido. Concentre-se e detenha-se ao que vc foi convidado/conhece, certo?;
- Pelo amor, não puxe assunto com os parentes do falecido que vc não conhece, tá? Velório não é fila do SUS e nem ponto de ônibus...guarde sua carência e “simpatia” para outra hora!
- Deixe de lado a mania de rasgar elogios ao mais novo ocupante do caixão. Muitas vezes, nem a família reconhece tamanhas qualidades e vc acaba deixando sua falsidade à mostra. Lembre-se: não é porque morreu que virou santo! Cale-se que é melhor.
- Velório não é “coffee break” de evento, então, não fique se entupindo de café e nem cobrando quando está em falta...contenha-se!
- e por fim...velório, definitivamente, não é programa humorístico. Por mais que, em alguns casos, pareça uma “Zorra Total”, rir alto, contar piadinhas...deixe para o churrasco de fim de semana.
Então, já sabe, no próximo velório, comporte-se!

4 comentários:

  1. Bem lembrado. No último velório que fui, na hora de retirar o caixão, bem alto tocou um FUNK " Tá com Saudade de mim". Meu, poderia ser bizarro se não fosse trágico. Vergonha alheia total naquele momento. O seu texto deveria estar na porta de cada velório!
    Bom dia!

    ResponderExcluir