sexta-feira, 8 de abril de 2011

SUSTENTABILIDADE INSUSTENTÁVEL

Texto publicado na revista Evidência TOP de abril de 2013

Por Maria Eugenia Firmino Brunello

Não há nada mais na moda ultimamente que a tal Sustentabilidade. É no setor econômico, no setor de transportes até mesmo no setor da saúde. Não há uma palestra que se vá em que o termo não seja tema de uma das mesas redondas, dos debates, no “coffee-break” (este último, em alguns eventos, mais conhecido como: “a hora do desespero”- nossa, como o falatório dá fome, não é leitores?).
“Exterminadores do futuro”, ganhadores de Oscar e até “bulinadores safadinhos” de estagiárias na Casa Branca, agora, vivem de sustentabilidade. Não que não ache que o tema não deva ser discutido e explorado, mas não deixo de pensar que é apenas mais um a “virar modinha”.
A tal sustentabilidade chega a ser IN-sustentável frente ao que temos disponível e aos que temos planejado. O termo sustentabilidade tem como princípio a utilização de recursos com responsabilidade, a fim de não comprometer as gerações futuras. Diante desta simples definição, leitor, olhe ao seu redor e me diga: o que é sustentável ou tem potencial para ser?
Frente à visão de lucro que se tem nos dias de hoje, o que me parece é que as medidas estão sendo um pouquinho equivocadas, não acham? A minha impressão é assim: “primeiro eu quero saber do meu lucro, depois eu vejo esse negócio de sustentabilidade”.
Como apoiar o uso de transporte coletivo oferecendo ao usuário um meio caro e de má qualidade? Como apoiar o uso de transporte coletivo sendo que é muito mais vantajoso financiar um carro ou uma moto em pouquíssimas 60 vezes (e pouco importa se as prestações comprometem mais de 50% do orçamento- afinal, pra quê comer e morar bem, não é verdade? Eu tenho carro, eu tenho status!)...e além disso, eu movimento a economia do meu país!
Quem nunca pensou em arrendar aquele sitiozinho que sobrou de herança para o cultivo da cana? O combustível renovável é tendência (tendência inclusive de equiparar-se ao preço da gasolina, diga-se de passagem) e desmatar a área não vai te deixar sem oxigênio... aliás, o que é oxigênio? Pra quê oxigênio se seu bolso vai estar cheio, não é verdade?
Sustentabilidade?
Talvez o equívoco esteja na compreensão do termo sustentabilidade...será que não? Susten...sustentar...isso, a maioria entende que a tal sustentabilidade venha a ser sustentar, o que não deixa de estar certo, mas, talvez o sustentar interpretado seja: eu preciso ME sustentar, eu preciso sustentar a MINHA família, eu preciso sustentar o MEU status e MEUS interesses!
             Entender, interpretar, compreender a sustentabilidade de modo individual talvez seja IN-sustentável. Sustentabilidade deve sim ser interpretada e colocada em prática de modo COLETIVO...o “pensar para si” não se sustenta deste modo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário