quinta-feira, 19 de julho de 2012

Mais uma da "saúde" no Brasil:


Veja bem, mas uma vez venho choramingar minha indignação aqui ... eu e essa minha mania de ver todos os telejornais possíveis ao longo do dia...pois bem!

Ao me deparar com essa notícia que vi logo às 7h30 da manhã no Bom Dia Brasil, percebi que os casos que andam ocorrendo em Ribeirão Preto (2 casos de negligencia em 1 semana noticiados pela imprensa local) não são isolados. 
Meu doutorado, de certa forma, aborda essa PEREGRINAÇÃO que o usuário do setor saúde faz pelo sistema, seja ele particular ou público. O que percebo, e com muita sinceridade, vou escrever aqui pra vocês, é que as pessoas conseguem o tal ACESSO ao serviço de saúde SIM...por mais que demore algumas horas para serem atendidas, mas elas conseguem. A mulher citada na reportagem conseguiu ser atendida por pelo menos 3 serviços de saúde e teve 3 diagnósticos diferentes... e aí a minha pergunta: DE QUEM É A CULPA? 
Essa semana em Ribeirão Preto, um médico achou, que pelo fato da paciente ter convênio particular, a mesma não teria o DIREITO de ser atendida pelo SAMU (SUS)... e aí, o pior aconteceu e a paciente foi a óbito.
Agora vem o que muitos podem não concordar.
Não sou tapada o suficiente para achar que o profissional ganha mal e td bem, não sou tapada o suficiente para achar que alguns serviços estão sucateados e tem poucas condições para atendimento ao usuário, MAS, também não sou tapada o suficiente para perceber que o que está ocorrendo no setor saúde é o reflexo de MÁ atuação, da FALTA de COMPROMETIMENTO com a sociedade e com o juramento feito, da MÁ VONTADE e do DESINTERESSE de ALGUNS profissionais de SAÚDE (médicos, enfermeiros e auxiliares, etc.) pela vida e pelo SOFRIMENTO humano. 
NÓS profissionais, não precisamos ter DÓ de ninguém, mas NÃO temos o DIREITO de achar que o sofrimento e o problema do outro não é NADA!
Repito o que andei postando aqui há um tempo atrás: FALTA VO-CA-ÇÃO... tem gente na saúde que se forma pra cuidar de gente e tem NOJO de GENTE! 
Trabalhar na saúde virou negociata na mão de mercenários que se valem do sofrimento alheio pra ganhar a comida que tem na mesa. 
Coloquem-se no lugar de quem foi ao serviço de saúde pra ser atendido, se coloquem no lugar de quem , nesse momento, como os filhos dessa senhora da reportagem, hoje tem quem que chorar num TÚMULO por que ALGUÉM achou que o AVC dela era APENAS uma SINUSITE... cá entre nós, estamos CHEIOS desses casos que nitidamente se mostram pela INCOMPETÊNCIA DE PROFISSIONAIS QUE NÃO HONRAM O QUE JURARAM e não honram, principalmente, a VIDA dos OUTROS, não tem respeito pelos OUTROS! 
Francamente, chamemos para nós (profissionais) a responsabilidade de algumas coisas... culpar o poder público pela MÁ VONTADE DE ALGUNS COLEGAS, NÃO DÁ MAIS! 

Profissional de Saúde tem que GOSTAR de GENTE! Tem que ter respeito por GENTE... se não gostar e não respeitar...PROCUREM OUTRA COISA PRA FAZER! 

Nós nos formamos para lidar com VIDAS, com EXPECTATIVAS, com ESPERANÇA, com ALEGRIA, com a TRISTEZA e também com a MORTE!

Nós nos formamos para tentar aliviar SOFRIMENTOS, então, façamos a nossa parte da melhor forma possível, PELO AMOR DE DEUS! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário