sexta-feira, 6 de julho de 2012

Fracassados.

TEXTO DE INARA LACATIVA BAGATINI, EM 06 DE JULHO DE 2012



Momento: "A crítica é o único argumento do fracassado." Da série: "Rejeitado até pelo império falido". Do capítulo: "Sou rico, sou superior, sou bem sucedido.. Inferiores, vira-latas, me deem uma esmolinha e um segundo de atenção! Papai, socorro!"


É impressionante e cansativo ver como fracassados se agarram ao péssimo hábito de só criticar e fazem disso um meio de vida.
No passado foram crianças mimadas que até tiveram pais fortes mas não herdaram a garra e muito menos a capacidade deles. 
Mesmo herdando dinheiro ou qualquer patrimônio, não conseguem nem concluir uma faculdade (mesmo tendo oportunidade) nem administrar os poucos bens que um dia vão herdar. São perdidos. Falta inteligência e capacidade para tudo, menos para criticar. É o que lhes resta. 
Gostam de chamar atenção pelo vocabulário peculiar e chulo. Afinal, sobra tempo para aprenderem palavras difíceis e usá-las atacando os outros, já que o fracasso lhes dá tempo e inveja de sobra para repararem no sucesso alheio. Mas devido a falta de inteligência e capacidade, eles ficam repetitivos. Além disso, criam uma imagem de superiores tentando o tempo todo inferiorizar os outros na expectativa frustrante de confortarem seus fracassos.
Passam o resto da vida recebendo "mesada" do papai e ajuda de custo das esposas. Geralmente se distanciam da família, dos amigos e de todos que lhes conhecem. Desta forma, contam vantagens, criam sucessos que não existem, tietam famosos para conseguirem uma foto e depois mostrarem uma influência que nunca existiu. Afinal, fracassados adoram um famosos. Assim, eles conseguem por um momento chegar perto do sucesso...dos outros, claro. São do tipo que até mudam para cidades onde existem muitos famosos. Querem respirar o mesmo ar deles e dizerem que são iguais. Mas não são. E isso causa um complexo terrível que acaba custando toda a "mesada" do papai e ajuda de custos das esposas pois eles procuram manter um padrão de vida e de sucesso que não tem. Assim, volta e meia eles precisam de um trocadinho. Procuram seus antigos contratantes pedindo um "espacinho" para disseminarem suas palavras chulas, mas ouvem um sonoro NÃO. Claro, quem conhece um fracassado não o aceita de volta. E eles ainda se ofendem com isso como se fossem bons demais para serem descartados mesmo que seja por um "império falido". Depois, começam a atirar para todos lados na tentativa desesperada de acertarem alguém que lhes dê uma esmolinha. Conseguem um dinheirinho (não muito porque ninguém paga caro por mão-de-obra fracassada) e ainda aparecem um pouquinho. 
É o auge de suas vidas. O topo. O máximo que conseguem alcançar. 
Mas é temporário. E logo os fracassados acabam retomando suas vidinhas de ilusão, de tietagem de famosos, de contratinhos baratos, de ajuda de custo das esposas, de "mesadas" do papai... resignados à eterna busca frustrante pelo sucesso. Afinal, é só isso o que eles tem pra hoje e só o que resta de ontem todos os dias do ano. 

Vidinhas falidas as dos fracassados. Sem perspectiva de futuro, sem passado de orgulho, sem amigos, sem nenhum império (nem falido, nem bem sucedido) para lhes darem alguma "vibração", sem ninguém para se orgulhar deles... 
Todo mundo olha para um fracassado e tem aquele sentimento de vergonha alheia. Vergonha e pena...é só o que dá para sentir por eles.

Precisam mesmo de muito lenço para chorarem seus fracassos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário