quinta-feira, 14 de maio de 2009

O mês de maio: além de mês das mães e das noivas, mês dos enfermeiros! 12 de maio- DIA DO(A) ENFERMEIRO(A)


Olá leitores,


Pretendo hj enaltecer minha profissão, profissão na qual caí meio que de pára- quedas e aprendi a amar, afinal, "Deus escreve certo, por linhas tortas".


12 de maio: dia do enfermeiro e das enfermeiras!!!


Apesar de não estar diretamente atuando no cuidado, procuro nunca me esquecer que o objetivo é sempre trabalhar para o bem - estar daqueles que precisam de cuidados e faço isso por meio da pesquisa. Por mais que seja difícil para alguns entenderem, enfermeira faz pesquisa sim, publica artigos em revistas internacionais e nacionais, conseguem recursos para pesquisa (mais que muitos outros profissinais por aí, quando se sabe trabalhar sério e mostrar serviço - benditos sejam CNPq e FAPESP), defende teses e dá aulas... e o melhor de tudo isso, são reconhecidas.


Gosto do cuidar, diferente do tratar, pois CUIDAR envolve muito mais sentimento! Por mais que muitos pensem que é natural, não é fácil para o profissional da enfermagem lidar com o sofrimento, com a morte... muitas vezes sofremos juntos, imaginamos a dor e tentamos minimizá-las.

CUIDAR, leitores, é colocar-se no lugar do outro (o que TODOS deveriam fazer, independente da profissão, assim o mundo seria mais ético!) e isso , muitas vezes, é muito doloroso... por quê? Porque tantas vezes não podemos e nem conseguimos mudar a história.


Sendo enfermeira, aprendi a ser um pouco mais tolerante, menos preconceituosa, afinal, os erros alheios no momento de CUIDAR não importam... está em nosso juramento, eu jurei isso!


A recompensa?

A recompensa na maioria das vezes não é material, não vem no holerit e nem por meio de contas-salário. A recompensa vem quando os sinais vitais se normalizam, quando os exames melhoram e até mesmo quando ganhamos uma banana ou maçã que o paciente guarda do seu desjejum para nos dar de presente...

A recompensa do VERDADEIRO enfermeiro está na gratidão daquele que está sob nossos cuidados...

Por mais que minha experência com a prática seja pouca, a melhor recompensa que recebi até hj foi perceber nos olhos de um paciente que não mais podia se comunicar pela fala e infelizmente com um câncer irreversível em fase terminal, um "MUITO OBRIGADA POR ESTAR COMIGO"...isso, NÃO TEM PREÇO!


Colegas enfermeiros, por mais que não sejamos finaceiramente e nem por status bem reconhecidos, apeguem-se à gratidão daquele que vc cuida e agradeça a Deus por estar podendo doar e prestar serviços aos que precisam de ajuda, pois , com certeza, se mais adiante precisarmos da mão que segura a outra no momento da injeção, da mão que traz o cobertor para amenizar o frio, da mão que auxilia na dor... lá estará ela!


Parabéns aos que escolheram essa profissão abençoada por DEUS!


Ser enfermeiro é um dom!


Até ...


Nenhum comentário:

Postar um comentário