terça-feira, 29 de maio de 2012

Momento desabafo- o processo de trabalho em saúde.

Momento desabafo: 

Enfermeira de formação, quase 10 anos da minha vida (juntando graduação, mestrado e doutorado) ouvindo, lendo, discutindo sobre o sistema de saúde brasileiro, políticas, processo de trabalho... ENTRETANTO, quando vc passa pro lado de lá, ou seja, pro lado do paciente/cliente ou mesmo acompanhante destes...aí, o que comentar? 
Há tempos "ser conveniado de empresa de saúde particular" deixou de ser sinônimo de qualidade (se é que um dia foi), mas, o mais triste mesmo de tudo isso é o descaso, a falta de interesse e acima de tudo a "falta de vocação" que eu vejo em tantos médicos, enfermeiros e auxiliares/técnicos de enfermagem. TRISTE saber que ouvimos tanto sobre a HUMANIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA E DA TAL EQUIDADE nos bancos da faculdade e no final das contas, tratamos (sim, tratamos- estou me incluindo por ser, tbém, profissional da saúde) TUDO e todos da mesma maneira, de forma MECANIZADA. Nestes 2 últimos dias, utilizei o serviços de atendimento médico ao qual sou conveniada, mais especificamente, o pronto-atendimento de um hospital particular... E o que pude ver: que os médicos ABOLIRAM o tal do Exame Físico, a anamnese completa e hj se escondem atrás de computadores que ajudam pacientes e equipe de enfermagem a entender a letra dos "doutores". Isso tudo, além do desfile, DESNECESSÁRIO, de estetoscópios pendurados no pescoço (pra quê eu não sei, pq nunca usam). Vi também, uma equipe de enfermagem que transforma o recinto hospitalar numa FEIRA, sem o mínimo respeito por aqueles que com ctza não foram lá passear... uma equipe de enfermagem que não se constrange em discutir em alto e bom som os problemas com as escalas de folga ou da novela das 21h... e vi, aliás, NÃO VI, NÃO IDENTIFIQUEI a presença do profissional ENFERMEIRO... 
E aí, vcs podem pensar... e daí? E daí que eu fiquei pensando, como enfermeira que sou, se não estamos sendo DESCARTADOS? Precisam mesmo da gente?? 
Enfim, de tudo que eu estudo e de tudo que eu já estudei, o que concluo, aliando à prática e a teoria... concluo que a teoria é linda, que a prática é o inverso e que o problema de tudo não está apenas no mísero salário que nós, profissionais de saúde (médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares) estamos recebendo... o problema está na FALTA DE VOCAÇÃO, NO PROCESSO DE TRABALHO, NA FALTA DE RESPEITO PELA VIDA, PELO SOFRIMENTO E PELA HISTÓRIA DO OUTRO... 
Mais uma vez repito: se não mudarmos a nossa atitude, não conseguiremos mudar o sistema. 

LAMENTÁVEL!

4 comentários:

  1. Lamentável mesmo...
    Começa daí: Vocação.
    É muita gente trabalhando só pelo dinheiro no final do mês e esquecem do amor à profissão. E se não fizer por vontade, por vocação nada sairá bem feito.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. A qualidade na Saúde depende de alguns fatores tais como:
    -Gostar do Oficio;
    -Atualização permanente;
    -Atendimento baseado em protocolos;
    -Educação e dicernimento mínimos;
    -Inserção em programas de Qualidade;
    -Prática da Ética e da Bioética;
    -Capacidade de Análise Crítica;

    Vai demorar um pouco, pois infelizmente no Brasil são poucos os profissionais com esse perfil, e os recursos humanos ( também desatualizados) não sabem detectar esse tipo de profissional.Atualmente encontramos profissionais que só pensam em trabalhar em 2,3 empregos, ganhar dinheiro,correr atras do prejuizo...ou outros que querem passar num concurso e se encostar para o resto da vida.

    ResponderExcluir
  4. Cris e André, obrigada pelos comentários. Concordo com vcs. Trabalhar com a VIDA de outras pessoas não é coisa simples, exige DEDICAÇÃO e Respeito, principalmente. Abraços.

    ResponderExcluir